Sustentabilidade é cuidar do mundo com responsabilidade e criatividade. E nada melhor que começar com ações básicas, produzidas dentro de nossa própria casa, se apropriando da natureza e ressignificando suas benesses.
Você já parou pra pensar em quanta água recebemos gratuitamente quando chove? E por que não aproveitar, de alguma maneira, essa água para reduzir o consumo e reinventar sua função no mundo?
Aproveitamento da água das calhas
Embora não sirva para consumo, a água da chuva tem diversas serventias para o cotidiano. Seu aproveitamento pode ser utilizado na limpeza do lar, de carros, de roupas, além de descarga de vaso sanitário, que é hoje um grande meio de desperdício de água.
E como aproveitar a água das calhas? Aqui vai um pequeno demonstrativo.
Essa imagem é da seção de boas práticas do portal Casa do Produtor Rural (ESALQ/USP) que também ensina como funciona:
Um sistema de aproveitamento de água da chuva é relativamente simples de ser instalado. A água pluvial é captada nos telhados, lajes, quadras ou estacionamentos. Depois, ela é conduzida por um sistema que pode ser feito de muitos materiais diferentes, dependendo do investimento, como calhas, canos de pvc, ou até mesmo o bambu. A água coletada passa por um sistema de filtragem, que elimina a sujeira mais grosseira e os sólidos em suspensão. Enquanto a água limpa vai para a cisterna destinada para o aproveitamento da água, a sujeira é descartada pela filtragem.
Mas, por que usar as calhas, dentre outros materiais, como ferramentas sustentáveis?
Segundo o Portal Planeta Sustentável, o uso de calhas previne e evita os seguintes fatores:
- Umidade nas paredes junto ao chão, o que provoca rápida decomposição da pintura e do material que é feito a casa, formando uma faixa de tonalidade diferente na parede da edificação;
- Apodrecimento dos beirados das construções;
- Danificação dos jardins ou calçadas, formando buracos onde caem os pingos do telhado;
- Coleta das águas da chuva e armazenamento da mesmas em cisternas para sua reutilização como água de serviço, ou dependendo do tratamento que a água sofrer após a sua coleta, até mesmo para banho.