Você é fã de futebol? Se você é, então deve saber que hoje é dia desse esporte amado por muitos aqui no Brasil. Para comemorar, fizemos esse artigo, apresentando a você algo muito importante para a construção dos estádios onde acontecem as partidas: as estruturas metálicas. As estruturas metálicas podem ser algo realmente vantajoso, visto que são econômicas, leves, seguras, não inflamáveis e de construção rápida. Veja aqui alguns dos estádios que usam essas estruturas e que vão participar das olimpíadas:

1) Estádio Mineirão
O estádio de Belo Horizonte tinha uma cobertura que resguardava apenas parte da arquibancada. Mas, a partir de 2012, essa cobertura teve seu tamanho praticamente dobrado, abrigando todos 61.846 assentos do estádio. E claro, essa construção só foi possível graças à estrutura metálica utilizada na construção.

Estádio Mineirão

 

2) Arena Fonte Nova
O estádio originário de Salvador tem também a cobertura feita com estrutura metálica, que protege os 50 mil assentos e os 70 camarotes, além do restaurante panorâmico.

Arena Fonte Nova

3) Arena Corinthians
Uma arquibancada provisória feita com estruturas metálicas para comportar 21 mil assentos foi colocada no estádio do estado de São Paulo. Tudo isso para que pudesse atingir o número mínimo de espectadores exigido pela FIFA durante a copa do mundo de 2014!

Arena Corinthians

4) Arena Amazônia
Uma única estrutura metálica compõem toda a fachada e a cobertura, que abriga todo local de circulação do público e a arquibancada que acomoda 40.549 espectadores. Show de bola!

Arena da Amazônia

5) Maracanã
Além de toda a arquibancada com espaço para 78.838 pessoas, o estádio do Rio de Janeiro — e maior estádio do Brasil — também tem os anéis de compressão (que fazem parte da composição da cobertura) feitos com estruturas metálicas.

Maracanã

Olho no lance: estrutura metálica bate um bolão em tempo de execução
As estruturas metálicas imprimem maior produtividade e velocidade construtiva aos projetos. Em comparação com processos convencionais, como a alvenaria, podem reduzir em até 40% o tempo de execução da obra.

Embora sirvam para qualquer tipo de projeto, dados do CBCA (Centro Brasileiro da Construção em Aço) mostram que estruturas de grande porte, construções industriais e obras especiais foram responsáveis por 79,3% da produção total de estruturas metálicas em 2013. A porcentagem de utilização destas estruturas em projetos médios e pequenos é de 11,5% e 9,2%, respectivamente.

Em países desenvolvidos, a porcentagem da utilização de estruturas metálicas é de aproximadamente 50%. Por outro lado, a do Brasil chega perto de 15%. Ou seja, ainda há muito que se expandir em relação a construções com estruturas metálicas.

As estruturas metálicas chegaram ao mercado dando um carrinho em outras propostas de coberturas, não é mesmo? Compartilhe essas inovações com seus amigos!
(Alguns trechos foram retirados do site da CBCA.)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *