Entenda os benefícios e como evitam problemas em períodos chuvosos

Em alguns períodos do ano, a chuva costuma ser bem intensa, chegando a causar danos em várias edificações. É importante que as construções estejam preparadas para esses eventos, pois, caso contrário, poderão ocorrer grandes prejuízos financeiros e, até mesmo, riscos à integridade física dos moradores ou de quem frequenta o local.

Entre as principais providências para proteção do imóvel em dias chuvosos, está a utilização de calhas e rufos. Esses componentes são responsáveis por evitar deterioração nas estruturas da obra. Sendo que as calhas fazem a captação da água da chuva que escorre dos telhados e os rufos, fixados de modo estratégico, evitam problemas causados pela infiltração.

Quer entender mais sobre o assunto? Veja agora as principais vantagens das calhas e rufos.

Evitam infiltrações e danificações em muros
Nos muros e paredes que ficam expostos à água da chuva, o principal recurso de proteção são os rufos. Esses itens são instalados para atuarem como forma de retenção da água, impedindo seu acúmulo e consequentes infiltrações. Assim sendo, eles evitam grandes danos para as construções.

Quando utilizados de maneira correta, os rufos colaboram para que a durabilidade da parede ou muro seja aumentada. Isso porque evitam o surgimento de mofos e mau cheiro, danificações à pintura e apodrecimento da estrutura.

Protegem a parte externa da construção
Além de evitar problemas aos muros e paredes expostos à chuva, as calhas e os rufos também são de grande importância para a preservação de diversos outros pontos da parte externa de uma edificação. Eles ajudam a manter a boas condições e aparência da residência por muito mais tempo.

Como esses itens impedem que a água que escoa do telhado e caia diretamente sobre o solo, eles evitam que ocorram rachaduras e corrosões no terreno, e também que o local seja acometido por alagamentos. Além disso, são essenciais para proteger as calçadas, os jardins e toda a área ao redor da casa.

Impedem respingos na parte interna
Outro aspecto bastante importante da utilização de calhas e rufos é a proteção interna das construções. Quando não se faz uso desses elementos, a água, como vimos, cai diretamente sobre o solo. Dessa maneira, faz com que muitos respingos sejam projetados para dentro do imóvel.

Ao instalar esses meios de proteção na residência ou em qualquer outro tipo de edificação, fica evidente o quanto é vantajoso. Pois, ao impedir os respingos, o local fica mais protegido, evitam-se danos aos móveis e outros objetos internos, e as pessoas têm mais tranquilidade.

Esses são apenas alguns dos benefícios das calhas e rufos, mas há vários outros. Eles podem, inclusive, trabalhar como captadores da água da chuva para seu aproveitamento, colaborando com o meio ambiente e gerando economia.

Como vimos, as calhas e rufos têm papel fundamental nas edificações, tanto residenciais, quanto comerciais e industriais. Utilizar esses componentes fará toda a diferença na conservação do imóvel. No entanto, é necessário investir em produtos de qualidade e contar com um calheiro capacitado para fazer a instalação adequadamente.

Agora que você já sabe a importância desses itens, baixe nosso Ebook sobre os diferentes tipos de calhas e rufos e saiba quais soluções escolher para sua construção.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *