Conheça as características e saiba qual estrutura de telhado é ideal para seu imóvel
Os materiais utilizados em uma construção influenciam diretamente a qualidade estrutural, o prazo de entrega e o custo da obra. Por isso, tudo precisa ser decidido nas primeiras etapas, durante o planejamento, para não haver divergências e atrasos em tomadas de decisão.

Ao mesmo tempo, é comum que haja dúvidas sobre quais materiais são melhores para qual tipo de obra. Hoje, A Hidráulica Calhas vai focar especificamente a estrutura para telhados e responder à dúvida: madeira ou steel frame? Continue lendo e descubra as principais vantagens e desvantagens de cada tipo de material.

Madeira
A estrutura de madeira é a mais popular nas construções brasileiras e, seja por costume, seja por suas vantagens, ainda é escolhida por muitos especialistas. Muitas vezes o carpinteiro que faz a estrutura das vigas, caibros e ripas também faz o telhado, o que diminui os custos com mão de obra. Esse serviço também é bastante fácil de ser encontrado no mercado, provavelmente pela popularidade da madeira, o que facilita a negociação entre os profissionais.

Vantagens

  • A madeira é um material fácil de achar.
  • É simples encontrar mão de obra especializada.
  • A madeira é natural, reaproveitável e renovável. Muitas construtoras optam por utilizar até madeira de reflorestamento para suas obras.
  •  

Desvantagens

  • Por ser um material orgânico, pode apresentar variações entre as peças e dificultar a padronização e uniformidade no resultado.
  • A madeira absorve e perde umidade com facilidade: esse “vai e vem” acaba prejudicando a estrutura do telhado em longo prazo.
  • É preciso tratá-la contra o ataque de insetos e fungos. Um ataque de cupim pode inutilizar partes da estrutura.
  • Quando não se utiliza material de reflorestamento, a prática financia ações de desmatamento, sendo pouco sustentável.
 

Steel frame
As estruturas em steel frame são fabricadas sob medida e instaladas com agilidade, eliminando a produção de ruídos. A instalação de uma armação de steel frame pode ser feita 3 vezes mais rápido do que a de madeira.

Esse tipo de estrutura ainda apresenta uma durabilidade maior que a madeira, tendo um melhor custo-benefício em longo prazo. A madeira muitas vezes pode sofrer danos com infiltrações, infestações de insetos e até fogo, enquanto o steel frame não necessita de nenhum tratamento, já que é produzido com chapas galvanizadas.

As estruturas metálicas também contribuem para o meio ambiente. Elas evitam o desmatamento e as suas sobras podem ser usadas para outros fins em uma obra. É possível reutilizar essa estrutura para qualquer outro trabalho, diferentemente da madeira, que raramente servirá para sustentar outros materiais.

Vantagens

  • A estrutura metálica é mais leve que a de madeira e, também, que a de concreto.
  • A fabricação sob medida otimiza a construção e facilita a instalação.
  • A obra fica mais organizada, já que o steel frame não produz resíduos se for produzido sob medida.
  • A possibilidade de reaproveitamento dessa estrutura a torna muito mais biosustentável.
  • Alta resistência contra intempéries.
  • A mão de obra é facilmente encontrada, já que o manuseio do steel frame é simples e pode ser feito até por quem já trabalha com madeira.
  • Não necessita de nenhum tratamento especial ou manutenção.

Pode parecer estranho que não tenhamos listado nenhuma desvantagem para o steel frame, mas o material é realmente bom a esse ponto. Com tantas vantagens, é fácil compreender o motivo de tantas construtoras substituírem a madeira pelo steel frame em seus novos empreendimentos, né?

Quer saber mais sobre o steel frame? A Hidráulica Calhas produziu o Ebook “Guia básico do telhado em steel frame” e você pode clicar aqui para conferi-lo!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *