Veja como garantir uma manutenção de qualidade em seu telhado
Quando o assunto é telhado, poucos sabem como garantir uma manutenção de qualidade. O telhado é a parte da edificação que recebe o menor cuidado, embora sofra a maior parte dos impactos.

Chuva, raios solares, vento, todos os fatores passam por ele e, combinados, podem trazer problemas graves. Desnivelamento, infiltração e vazamentos são alguns deles e têm potencial para colocar em risco a integridade dos que frequentam o local. Pensando nisso, listamos 4 erros que você não pode cometer. Acompanhe conosco!

 

    1. DEIXAR A LIMPEZA DE LADO
      Por ser uma parte da edificação que não está à altura dos olhos, a limpeza do telhado acaba sendo deixada de lado. A cobertura precisa de manutenção pelo menos uma vez por ano para evitar o acúmulo de limo e outros problemas, que fragilizam as telhas, afetam sua estrutura e obrigam a substituição das peças.

Quando a sujeira é composta, por exemplo, por galhos e folhas, as telhas podem sofrer a ação de fungos — que dificultam o processo de secagem do telhado após as chuvas. A umidade localizada também pode causar danos à estrutura. Os problemas mais comuns nesses casos são vazamentos e infiltrações. Tais problemas vão obrigar o proprietário a consertar o telhado, o que implicará na manutenção de forros, paredes e outros itens que tenham sido atingidos pela umidade.

 

    1. NÃO CONFERIR O ESTADO DE CONSERVAÇÃO
      Além de manter o telhado higienizado, é fundamental estar atento ao seu estado de conservação. Mesmo que o telhado não necessite de limpeza, faça uma avaliação da estrutura para identificar possíveis problemas, como falhas de vedação, de encaixe, rachaduras, desgastes, dentre outros.

Existem diversos fatores que podem deteriorar a cobertura — a ação natural do vento é uma delas. O telhado recebe duas forças relativas às correntes de ar, uma de cima e outra por baixo. A força que vem de cima para baixo causa maiores danos em telhas amplas, como as metálicas, que costumam entortar. A consequência disso é o telhado afundar. Já a força de baixo para cima, que entra pelas janelas ou pelas frestas de uma estrutura aberta, é denominada sucção. Nesse caso, uma das consequências é a soltura do telhado.

 

    1. DISPENSAR A MANUTENÇÃO PREVENTIVA
      Uma falha que muitos cometem é negligenciar a prevenção e recorrer apenas à correção. Com a manutenção de telhado não é diferente. Na maior parte dos casos, somente age-se quando os danos tomaram uma grande proporção. Atuar de forma preventiva evita problemas e, caso eles apareçam, há maior maleabilidade e menos surpresas desagradáveis.

    1. NÃO ESCOLHER OS EQUIPAMENTOS CORRETOS
      O acesso seguro ao topo das edificações é um grande desafio ao fazer manutenção de telhado. É bom frisar que, além da altura, a estrutura a ser utilizada precisa contar com uma certa flexibilidade. Assim, os profissionais conseguirão realizar uma melhor avaliação podendo, assim, limpar corretamente todos os locais.

A locação de equipamentos é muito procurada nesse aspecto. Os andaimes são bastante utilizados, por ser uma plataforma fixa, mas, neste caso, não conferem total acesso a certos locais. Considere usar plataformas elevatórias, que darão mais segurança, facilidade de deslocamento e de instalação, bem como oferecerão mais agilidade no procedimento.

Manutenção de telhado não é uma tarefa difícil
A manutenção de telhado demanda grande atenção e segurança, mas quando se está bem instruído, a missão pode ser mais leve. Quando realizada de forma periódica, evita o surgimento de problemas. A prevenção, aliada ao uso de ótimos equipamentos, garante excelentes resultados.

A Hidráulica Calhas é especializada na produção e instalação de produtos e acessórios galvanizados para telhados. Sendo a maior e mais conceituada empresa desse segmento em Sorocaba e região, e atendendo todo o Estado de São Paulo, é capacitada em melhor orientar quando o assunto é manutenção de telhado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *