Os desperdícios em construções não prejudicam apenas o meio ambiente. Contribuem para a redução da produtividade e passam a ser uma torneira aberta de recursos financeiros, causando um grande impacto no orçamento da obra.

Considera-se que o nível médio de desperdício na construção civil seja de 8%. Um número exorbitante, especialmente em tempos de orçamentos mais justos. Pensando em mostrar-lhe como ter uma construção econômica e com menos desperdício, nós, de A Hidráulica Calhas, elaboramos as dicas abaixo. Acompanhe com a gente!

Elabore uma lista com todas as etapas

Antes de sair por aí comprando materiais para sua obra, planeje as etapas em ordem cronológica e estime a quantidade necessária em cada uma delas. Isso ajuda a manter um controle maior de todo o processo de construção e a planejar quais materiais serão necessários em cada etapa.

Adquira os materiais em pequena quantidade

Em vez de encomendar uma quantidade enorme de materiais de uma só vez, opte por comprar quantidades menores. Usando o planejamento elaborado acima, calcule quanto você precisa para uma determinada semana e encomende o material aos poucos. Isso ajuda a evitar desperdícios e garante maior produtividade no canteiro de obras.

Considere reaproveitar determinados tipos de materiais

Mesmo que você tenha boas ideias para reaproveitar o material excedente no canteiro de obras, de nada adianta se os itens não estiverem organizados. O primeiro passo é destinar caçambas ou tambores que servirão para armazenar o resto dos materiais. É importante lembrar que praticamente todos os itens podem ser reaproveitados:

  • concreto e cimento;
  • metais;
  • madeiras;
  • cerâmicas;
  • plásticos.

Cubra sua obra com o telhado em steel frame de A Hidráulica Calhas

Nosso telhado em aço galvanizado é composto de peças leves que proporcionam transporte e manuseio mais rápido, reduzindo o tempo de montagem em até um terço de um telhado convencional de madeira.

O baixo peso das peças possibilita melhor custo-benefício e rapidez do transporte e manuseio, visto que há necessidade de menos pessoas para seu carregamento.

Os perfilados que compõem as estruturas de telhado são fabricados pela própria A Hidráulica, sob rigoroso controle de qualidade.

Abuse da tecnologia
Atualmente há uma série de ferramentas que podem ajudar em praticamente todos os aspectos que envolvem a construção civil. E isso se aplica também na diminuição do desperdício no canteiro de obras.

Uma boa dica é aderir aos softwares de gestão de obra, que ajudam a calcular a quantidade de materiais necessários para cada uma das etapas da sua construção, além de planejar o passo a passo da obra e apontar para uma maior produtividade.

Olho no trajeto do material até a obra

Uma grande quantidade de materiais se perde no trajeto entre o depósito de materiais de construção e o canteiro de obras. Isso porque nem sempre há cuidado no manejo, no acondicionamento e no transporte dos materiais.

Por isso, exija que as peças que correm risco de quebra, como cerâmicas ou porcelanatos, sejam muito bem embaladas. Isso evita que algumas unidades sejam trincadas ou quebradas e impedidas de serem utilizadas.

Filtre os profissionais devidamente capacitados

Outra mudança de atitude que pode resultar no melhor aproveitamento de material é a capacitação da mão de obra. Treinar os funcionários para reduzir ao máximo o desperdício de matéria-prima, calcular o quanto deve ser empregado em cada fase e aproveitar as sobras de materiais em outra etapa ajuda a economizar recursos, aumentar a produtividade e evitar desperdícios em obras.

Otimizar o orçamento com menos esbanjamento é para você!

Para que uma construção transcorra da melhor maneira possível, é fundamental que haja planejamento. Não apenas com a finalidade de adquirir bons materiais e contratar profissionais capacitados, mas também para ter muita economia e o menor desperdício possível.

E utilizar o telhado em steel frame de A Hidráulica Calhas é unir o útil ao agradável. Acesse nosso site e faça um orçamento agora mesmo!

A Hidráulica Calhas & Coifas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *