Há diversos tipos de calhas, cada qual para uma finalidade. Logo, é necessário que se preste muita atenção na hora de fazer a escolha do produto mais adequado para instalar na sua casa, pois eles variam de acordo com as características do telhado.

Optar pelo modelo errado de calha sem conhecer devidamente o telhado da sua casa pode acarretar diversos inconvenientes. É necessário levar em conta o dimensionamento e inclinação do telhado, para saber quanto de água será coletado pelas calhas.

Calhas são canais moldados que têm a finalidade de recolher toda a água proveniente das chuvas que correm pelo telhado. Sua utilização é recomendada porque há casos em que essa água não tem por onde escoar.

Quando não utilizadas, podem gerar uma série de problemas, como por exemplo, a umidade nas paredes, a danificação da pintura e do material com que a casa foi construída (como o apodrecimento da madeira, por exemplo), infiltração, entre outros.

As calhas também são ideais para aqueles que querem fazer a reutilização da água proveniente das chuvas, pois assim ela cai no telhado, escoa pela calha, indo diretamente para um reservatório, que deve ser muito bem instalado e estar em constante manutenção a fim de evitar o acúmulo de folhas e galhos em seu interior, o que acaba obstruindo a vazão da água.

Manutenção das Calhas

A inspeção deve ser feita sazonalmente, mas se a residência estiver localizada próximo a árvores, é aconselhável que essa manutenção seja feita com uma frequência maior.

O momento ideal de verificar o funcionamento da calha é justamente durante uma chuva forte. Deve-se ficar atento ao fluxo da água que escoa pelo encanamento. Se ela não está sendo devidamente drenada, é um sinal de que a calha pode estar obstruída por folhas ou galhos, ou até mesmo pode apresentar algum problema estrutural. Verificar se há algum ponto de goteira na casa ou no forro também é preciso.

Estar atento à manutenção das calhas é muito importante, pois caso elas fiquem obstruídas podem ocasionar o acúmulo de água, facilitando que o mosquito da dengue se prolifere.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *